quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Nitiquette

NETIQUETTE 

 

O que é afinal a NETIQUETTE?

Tal como o próprio termo indica, refere-se às regras e condutas de boa educação que deverá aplicar quando navega no ciberespaço. 

O que é a etiqueta?
São o conjunto de regras que deve aplicar na sua vida social ou oficial.

Quando se entra numa nova cultura, e a Internet tem uma cultura própria, deve ter-se em atenção o conjunto de regras que regem essa cultura, de modo a não ofender as pessoas que já lá estão.

A leitura deste documento pode ajudá-lo a evitar situações mais ou menos complicadas, mesmo que não intencionais.

No ciberespaço, esta questão é ainda mais sensível, já que não deve esquecer que está a interagir com um conjunto de pessoas de diferentes países e culturas, como tal a Netiquette reveste-se ainda de maior importância, já que pode evitar alguns mal entendidos.
Deste modo, ficará habilitado a poder inclusivamente ajudar os outros utilizadores mais recentes.

 

Algumas das regras básicas

Uma das questões que desde cedo nos habituámos a ouvir, é a regra básica do "Não faça aos outros o que não gostava que lhe fizessem a si".

Esta é uma das principais regras que deve aplicar na rede. Na verdade, todos nós temos que passar pela fase de aprendizagem, pelo que nos devemos habituar a explicar o que já sabemos ao que acabaram de entrar no mundo da Internet. Desta forma, estamos a colaborar na melhoria da rede e a aumentar o número de pessoas ligadas e por consequência o leque dos nossos conhecimentos.

Como ao comunicar via Internet, a única coisa que tem na sua frente é um écran de computador, não consegue ver a expressão dos seus interlocutores e por consequência os mal entendidos tornam-se ainda mais fáceis. Não se esqueça que do outro lado, o seu interlocutor nada sabe a seu respeito e como tal é mais calculista.

 
Algumas regras de ouro da Netiquette 

Escolha do nick - este é o nome pelo qual vai passar a ser conhecido nos canais de conversação, pelo que deve ter cuidado com a sua escolha. Acima de tudo, deve evitar escolher nomes que possam ferir a susceptibilidade dos outros utilizadores.
Não se esqueça que cada vez mais, os utilizadores tendem a conhecer-se for a da rede. Não vai querer, com certeza, que todos os conhecimentos que vai fazer daqui para a frente tenham vergonha de dizer o seu nick.

Entrada no canal - quando entra no canal deve cumprimentar os presentes, com um simples olá, oi ou qualquer outro termo diplomático. No entanto, não deve repetir várias vezes o seu cumprimento geral, pois isso vai afectar o normal funcionamento do mesmo.
Imagine-se a entrar num local onde já estão uma série de pessoas e repetir vezes sem conta o mesmo cumprimento. Por certo, os presentes não ficariam muito agradados.

Já no canal - converse então com os presentes. No entanto, se pretende ter conversas mais privadas, faça-o apenas com o utilizador em questão. Para isso, use os comandos /msg, /query ou /dcc chat.

A forma de escrever - verifique se está a escrever em letras maiúsculas ou minúsculas. No IRC as letras maiúsculas significam gritar, comportamento que não é muito correcto e que na maioria dos casos leva ao ban.

A linguagem - tal como na vida real, deve ter cuidado com a linguagem que utiliza, já que os termos mais ofensivos podem incomodar os restantes utilizadores, e estragar a sua imagem enquanto utilizador. Não se esqueça que a maior parte dos utilizadores não se conhecem pessoalmente, pelo que formam a sua opinião mediante a maneira de escrever.

Repetições - Não repita muitas vezes a mesma mensagem, pois tal acção é considerada flood. Provoca entupimentos dos servidores e perturba o normal funcionamento dos canais.

Cores - não deve usar cores nos seus textos, já que existem muitos utilizadores que trabalham com programas diferentes os quais não aceitam cores. Sempre que um utilizador escreve alguma frase com cor, esses utilizadores vêm um conjunto de códigos que atrapalham a sua conversa.

Operador de canal - Os operadores de canal (op's)são utilizadores frequentes de determinados canais, que pela sua antiguidade ou conduta se destacaram, e como tal têm o privilégio de serem os reguladores desse mesmo canal.
Quando tiver algum problema é a eles que se deve dirigir. No entanto, não vale a pena tentar ser operador de caal e enviar muitas mensagens privadas a esses operadores para lhe ser dado o estatuto de operador, já que normalmente esse tipo de atitude tem exactamente o efeito contrário, e mais tarde ou mais cedo será conhecido na rede como lamer.

No entanto, se fundar um canal, tem automaticamente o estatuto de operador de canal. Este estatuto permite-lhe kickar e banir todos os utilizadores que não cumpram as regras que instituiu para o seu canal.
Mas não se esqueça que só mesmo os que estiverem a ser inoportunos é que devem ser alvo destas atitudes mais drásticas. A sua função como é também a de formador e por consequência deverá ser mais educativa e menos punitiva.

Publicidade nos canais - sempre que alguém cria um canal, é natural que pretenda divulgá-lo. No entanto, não é muito polido que o faça provocando rebuliço nos restantes canais. A Netiquette desaconselha este comportamento.

 

Conselhos gerais 

Aplique a sua educação e bom senso quando está ligado no IRC. Na verdade o IRC não é mais que um meio de comunicação, semelhante ao telefone, com muito mais potencialidades e que permite aos seus utilizadores conhecerem e falarem com pessoas de todo o mundo.

Não seja ofensivo, pois tais atitudes podem levar a reacções dos outros utilizadores.

Sem comentários:

Enviar um comentário