O que são as listas de distribuição?
As listas de distribuição são endereços colectivos de correio electrónico, que servem para distribuir uma mensagem por um conjunto de utilizadores. Por isso, elas são utilizadas para grupos de discussão sobre determinados assuntos, difusão de informação entre os membros de organizações, anúncios e informações a clientes de certos produtos e serviços, distribuição de revistas electrónicas, etc.
Como participar numa lista de distribuição?
Para participar nesta como em qualquer Lista de Distribuição de Email, é necessário assiná-la, isto é, solicitar que o nosso endereço de correio electrónico seja acrescentado à mesma. Geralmente, após o pedido de assinatura o servidor solicita-nos confirmação do pedido e, posteriormente, remete-nos uma mensagem sobre o funcionamento e objectivos da lista, comandos disponíveis, etc. A partir desse momento, passaremos a receber todas as mensagens enviadas para a lista pelos seus membros e poderemos enviar as nossas próprias mensagens, que serão distribuídas imediatamente (listas não-moderadas) ou avaliadas (listas moderadas) quanto à sua pertinência. Veja as figuras abaixo.
Repare que na 1ª figura qualquer email enviado segue apenas para um destinatário enquanto que na 2ª figura o mesmo já não acontece. Cada email é distribuído a todos os elementos da lista. Com o mesmo trabalho que se teria, consegue-se chegar a mais pessoas aos mesmo tempo alargando os receptores e por sua vez o número de possíveis pessoas a responder, melhor dizendo, a participar. Como tudo na vida, tudo isto, só é possível graças a um servidor próprio na Web que se encarrega de distribuir o email por todos os participantes. Grosso modo, funciona como um carteiro, porta a porta, já que ele entregará todos os "emails" e independentemente do servidor de destino (Sapo, Hotmail, Clix, Yahoo, Prof2000, Megamail, etc. )
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário